Postagens

Novo analfabetismo:

Imagem
Novo analfabetismo: Por que tantos alunos latino-americanos terminam ensino fundamental sem ler ou fazer contas? A conclusão do ensino fundamental é uma etapa essencial da vida estudantil, mas para grande parte dos alunos latino-americanos ela é concluída sem que sejam aprendidas habilidades mínimas. Segundo um informe recente do Instituto de Estatísticas da Unesco, braço da ONU para a educação, grande parte dos jovens da América Latina e do Caribe não alcançam os níveis exigidos de proficiência em capacidade leitora ao concluírem o que no Brasil equivale à segunda etapa do ensino fundamental, em geral, aos 14 anos. O estudo diz que, em média, 36% das crianças latino-americanas no ensino fundamental não estão atingindo as habilidades mínimas de leitura. Em matemática, esse índice sobe para 52%. Em números absolutos, 19 milhões de adolescentes do continente concluem o fundamental "sem conseguir níveis mínimos" de compreensão nessas áreas. Especificamente no Brasil, dados...

VÍDEOS DO BLOG

Imagem
O OLHAR EDUCADOR                                                                            REFLEXÃO Sugestão de Reflexões na Semana de Planejamento Pedagógico/2015

SURPREENDA-SE

Imagem
SURPREENDA-SE Hoje é dia de descobertas. Coloque um desafio diferente para a sua vida. Desafie-se! Prove-se! Não seja pessimista ou otimista demais, caia na real e use a sua força, a sua fé, a sua determinação para buscar, ainda hoje, uma saída, uma conquista, uma mudança, por menor que seja, na sua vida rotineira. Aliás, esse é o maior desafio para muita gente: sair da rotina. A maioria sente-se incapaz de mudar o roteiro de sua vida, sair daquele velho trajeto que acostumou a fazer todos os dias. Tem muita gente que é infeliz, porque aceitou e acostumou-se com a infelicidade. Porque botou na cabeça que não merece ser feliz, que sua vida não tem solução. E isso não é verdade porque tudo pode ser diferente. Então aqui vai uma proposta. Um desafio: faça algo diferente na sua vida. Pode ser na maneira de vestir-se. Pode ser na mudança do cheiro (perfume) de sempre. Pode ser no jeito de falar. Pode ser no jeito de andar. Pode ser no trajeto de casa para o trabalho ou vice-versa. Que t...

“VER E OLHAR: EXISTE DIFERENÇA?

Imagem
“VER E OLHAR: EXISTE DIFERENÇA? Tomando como base o texto de Márcia Tiburi¹ Aprender a Pensar é descobrir o olhar ², comecemos uma discussão, uma expressão de opinião sobre a possível diferença entre Ver e Olhar. Será que existe essa diferença? Ao perguntar a alguém se existe alguma diferença entre Ver e Olhar, certamente ouviremos que não; que Ver e Olhar são sinônimos. E de fato são. Entretanto, mesmo sendo sinônimos, existe diferença entre a ação de Ver e a de Olhar. Vivemos na era da informação, onde tudo que acontece é noticiado com muita rapidez. A quantidade de informações que nos são passadas, e também a rapidez com que são passadas, acaba não sobrando tempo para assimilação e reflexão do que aconteceu/acontece. Ouvimos muito, mas pouco escutamos; vemos muito, mas pouco olhamos. Quando paramos para olhar algo, devemos nos despir de todo e qualquer preconceito, conceito ou pré-conceito; devemos está abertos ao que iremos presenciar, pois é através do olhar que percebem...

VULNERABILIZARAM O PROFESSOR:

Imagem
VULNERABILIZARAM O PROFESSOR: Dois programas televisivos, de uma emissora portentosa, enfatizaram, no mesmo dia, os problemas por que passam os professores, no Brasil, o que tem maculado a função do profissional mais essencial, numa sociedade, uma vez que são eles os formadores que viabilizam os conhecimentos necessários, para que esses profissionais de todas as áreas se postem como detentores de outros saberes e servidores de ações que possam humaniza-los e humanizar os que com eles precisam dividir o mesmo espaço de trabalho e de convivência. Ciente de tanta ascensão, não só no que se refere às tecnologias, mas também, no que se refere a experimentos diversos, às novas formas de aquisição de conhecimento, à expansão do ensino superior, com abertura às classes menos favorecidas e a mais uma série de ofertas, postas e dispostas, numa prontidão célere e oportuna, não consigo admitir certos “Destemperos” por que tem passado o professor que está mais para saco de pancadas, do que para...

Área Temática: História da Educação...

                                                       Área Temática: História da Educação                                        Agência Financiadora: Não contou com financiamento Resumo O tema desta comunicação – as funções sociais da escola – é resultante de uma pesquisa de cunho bibliográfico desenvolvida na disciplina Ciência, História e Educação. Tem por objetivo identificar as funções sociais da escola sob a perspectiva de cinco autores. Com esse intuito, analisamos o artigo de Pierre Bourdieu (1999) – A Escola Conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura – no qual o autor explicita os mecanismos objetivos que determinam a função social da escola sob a ótica da conservação das desigualdades e da reprodução das classes s...

PRISÕES PERMITIDAS:

Imagem
PRISÕES PERMITIDAS: "Tem dia em que a gente sente como se artérias e as veias estivessem enfeixadas e energizadas como instrumento de cordas, tocadas pela sutil presença de sentimentos e de emoções, inexplicáveis, que não sabemos de onde vêm.” Acredito que isto se deva ao fato de algumas noites mal passadas e, neste mal passar, as lembranças boas e as más, as grandes saudades, tudo isto se entrelaça dentro da gente, em nós desatáveis, às vezes, lagrimas se misturam com falta de sono e esta mistura. Talvez proceda de noites mal passadas, onde lembranças boas e más se entrelaçam ou, quem sabe, do medo que a gente sente das coisas conhecidas à sombra do desconhecido. Ainda piora este estado as ameaças às quais estamos sujeitos no dia a dia.  De qualquer forma, é mais incômodo ainda  este estado de espirito, quando não conseguimos canalizar para algo maior do que esta rotina, por vezes sufocante, dos nossos dias,  por causa dos ameaçadores fatos que chegam até nós, atravé...

NÓS MULHERES, SEMPRE MULHERES:

Imagem
NÓS MULHERES, SEMPRE MULHERES: Nós oramos sem cessar, louvamos quando queremos chorar, porque nós MULHERES acreditamos em MILAGRES, estamos sempre a pedir por nossos familiares, clamamos, dia e noite, por nossos filhos e, se for necessário, choramos, sim por nossos maridos. Só não pode, nem deve ser um choro para MENDIGAR AMOR, que tem de ser GRATUITO, sempre, nem para HUMILHAR-SE, pedindo VOLTA que não vale a pena... Nós MULHERES, até hoje sabemos a hora de chorar, ao pé da cruz, quando as DORES FILIAIS rasgam-nos os mesmos peitos que amamentaram e os colos que embalaram e, se choramos por isso, é numa espécie de glorificação, porque sabemos com o nosso LOUVOR, MOVER os céus e trazer os ANJOS, para estarem sempre a nosso favor. Somos MULHERES SAL DA TERRA, LUZ DO MUNDO... Somos a EDIFICAÇÃO DO LAR, somos a DOÇURA DA CASA e, mesmo que não nos notemos, somos, sim, MULHERES FLORES, que enfeitam os ALTARES DA VIDA. Seremos, sempre, MULHERES VALENTES, sempre à frente, prontas para as l...

NAS ENCOSTAS DA VIDA, PAREI E ESCREVI:

Imagem
NAS ENCOSTAS DA VIDA, PAREI E ESCREVI: Há momentos em que nos encontramos desanimados, acho que pelo abandono humano e, nessa condição de solitários, muitos questionamentos nos movem, outras vezes nos paralisam e nem sempre encontramos as devidas respostas. Talvez isso, para alguns seja normal, para outros, seja engraçado, mas para mim é desumano. Ainda não consigo conceber certas ingratidões, sobretudo, quando nos permitimos chamar de amigos, uma vez que a amizade é um estado de convivência, cuja marca maior é a presença, cujo sentido é a oferta da sombra e do ombro para a gente não rir, nem chorar sozinha. Rir melhor, quem ri acompanhado; chora melhor, quem chora junto. Mesmo sendo verbos opostos, ações adversas, precisam ser compartilhados. Posso lhes garantir, caros leitores, que nunca me senti fracassada; nunca! Eu sempre mantive meu pensamento conectado a Deus que me faz acreditar: "TODA TEMPESTADE PASSA". "ISTO TAMBÉM PASSARÁ". "VOU FICAR TE OLHANDO ...

PARABÉNS, PELA SUA VIDA, MINHA MÃE, PELA SUA HISTÓRIA:

Imagem
PARABÉNS, PELA SUA VIDA, MINHA MÃE, PELA SUA HISTÓRIA: O tempo passa e com o passar dele a vida muda. Somente a infância e poucos anos da adolescência me permitiram uma convivência bem próxima à Sra., tempo este que se marca pelos seus ensinamentos morais e espirituais. A sua luta incansável de sempre procurar o melhor para os filhos me fez sair de casa muito cedo e, às Irmãs de Caridade, a Sra. delegou muito das obrigações educacionais, por uma necessidade extrema de me ver crescer feliz e realizada, o que só lhe agradeço, por terem sido anos de muita convivência e de muitas aprendizagens. Às vezes, são precisos sacrifícios para se conseguir alcançar o que se deseja e eu lutei, com a sua permissão, pelos meus sonhos, pelo meu lugar no mundo. Mas longe ou perto, A Sra. esteve e está sempre no meu coração e sei que também eu estou sempre no seu e, principalmente, nas suas orações de Mãe. Hoje, a Sra. celebra mais de oito décadas e meia, pois são 87 anos de uma existência com muitas ...