O texto a seguir é da professora Célia Bernardo, colaboradora emérita e dominical deste blog:

O texto a seguir é da professora Célia Bernardo , colaboradora emérita e dominical deste blog: Refletir sobre as contribuições que modificaram a compreensão sobre a escrita é a melhor forma de enfrentar os desafios que hoje se colocam a todos os educadores: a erradicação do analfabetismo e a superação dos baixos níveis de letramento. Apesar do investimento para inverter a curva ascendente dos índices de analfabetismo no Brasil, os números mostram uma situação alarmante. De acordo com pesquisas do IBGE, há 14,2 milhões de analfabetos entre a população acima de 15 anos de idade e 32,1 milhões de analfabetos funcionais. Segundo os estudos do INAF – Índice Nacional de Analfabetismo Funcional, encontra-se um cenário ainda mais desolador: apenas um quarto da população (25%) é capaz de compreender, interpretar e comparar informações de diferentes textos. A conclusão parece óbvia: Mesmo que as crianças tenham acesso às escolas e consigam permanecer nas salas de aula por mais de ...